domingo, 3 de maio de 2015

Pinte: Ecologicamente



   Utilizar materiais naturais é uma ótima maneira de trazer elementos da natureza para dentro de casa, pois eles podem permitir que as superfícies pintadas liberem a umidade natural. Além disso, as tintas fabricadas comercialmente contêm materiais tóxicos ou ingredientes à base de petróleo. Uma opção são as chamadas tintas responsáveis, mas o seu custo (até duas vezes mais que a pintura convencional) pode ser desvantajoso no orçamento. Muitos permacultores estão optando por fazer a sua própria pintura. Criar o seu própria tinta é consideravelmente mais barato e pode ser um esforço extremamente gratificante para qualquer um, cujo objetivo é a auto-suficiência. Misturando suas próprias cores às vezes é a única maneira de conseguir um efeito específico. Na verdade, tintas naturais oferecem acabamentos exclusivos muito diferentes dos produtos manufaturados. Existem inúmeras combinações se para optar ao criar a pintura perfeita para uma situação particular.
 O que há em um galão de tinta?
   Na sua forma mais básica, é constituída por tinta de cor (pigmento) e a cola, na qual o pigmento é suspenso (ligante). Muitas tintas também contêm ingredientes que adicionam textura e granulação, um diluente (o solvente) e outros aditivos , como biocidas e catalisadores de secagem.
  • Pigmentos . Alternativas mais seguras para os compostos tóxicos e os metais pesados ​​utilizados para colorir pintura convencional incluem pigmentos naturais derivados de plantas, insetos, óxidos de ferro e minerais. Estes são geralmente em forma de pó em lojas de material de artesanato.
  • Ligantes . Ligantes fazem que a tinta cole a uma superfície. Os ligantes acrílicos e vinílicos em tintas comerciais são derivados a partir de subprodutos da refinação de petróleo bruto. Os ligantes em tintas naturais confiam em materiais tais como amido, caseína (proteína do leite) e óleo de linhaça (a partir de sementes de linho prensadas).
  • Enchimentos . São adicionados para criar determinada textura e adicionar volume. Enchimentos comuns incluem badejo (giz em pó), talco, calcário, sílica e mármore. A argila é um material de enchimento popular para emparelhar com farinha, porque reforça a capacidade de ligação de amido, é abundante e potencialmente grátis, se você tem acesso a um solo argiloso.
  • Solventes . Solventes ou diluentes, ajudam a alcançar uma consistência viável. Os solventes de tintas comerciais são geralmente feitos de materiais orgânicos, mas eles vão evaporar, dando o característico cheiro de tinta. A liberação dos gases destes compostos orgânicos voláteis (COVs) pode causar dores de cabeça, náuseas, tonturas, visão turva e fadiga, especialmente em áreas que não são bem ventiladas. Os riscos são significativamente danosos para as pessoas que pintam regularmente. Solventes naturais, tais como diluentes cítricos e terebintina natural são preferíveis.
  • Aditivos . Fabricantes de tintas comerciais freqüentemente incluem diferentes aditivos em seus produtos, mas eles não são obrigados a incluí-los na embalagem. Os aditivos incluem plasticizantes, agentes de formação de espuma e secantes e biocidas, que inibem o crescimento de fungos e ingredientes que melhoram a resistência à água.
Dicas de experts

   Ao fazer a sua própria pintura é importante experimentar, testar, experimentar e testar um pouco mais. E manter a atividade divertida! Ao começar 'brincando de alquimista', você pode estar certo de acabar em uma bela combinação de cores ricas e textura interessantes, portanto 
  • Para melhores resultados, limpe todas as superfícies  antes de pintar.
  • Tintas caseiras contêm ingredientes alimentares e deve ser utilizado logo após a mistura. Você pode refrigerar, mas a capacidade de ligação pode diminuir.
  • Pode ser difícil para criar exatamente a mesma cor uma e outra vez. Por isso pense bem na medida e utilize a tinta ao máximo para avançar no trabalho.
  • Tenha cuidado ao usar o óleo de linhaça. Trapos embebidos em óleo amassado podem entrar em combustão espontânea, por isso, não se esqueça de lavar todas as roupas e outros materiais.
  • Tenha cuidado com todos os materiais em pó e cáusticos, especialmente cal. Use luvas e óculos de proteção.
  • Existem muitas receitas e a alquimia das cores é vasta. Um material que também não pode faltar no trabalho do bio construtor é o verniz. Por isso, trazemos aqui uma receita para se fazer em casa.
Verniz caseiro

Ingredientes:
  • 1 kg de própolis bruto de qualidade inferior (sujo e/ou com cera)
  • 1 lt de óleo vegetal (linhaça, soja ou girassol)
  • 8 kg de metanol
Preparação:

 Todos os ingredientes são colocados dentro de um balde ou tambor. Fechar hermeticamente e estocar por 30 dias. O conteúdo dever ser mexido 2 X ao dia. Após 30 dias coar o líquido com uma malha fina. O resultado é um verniz marrom que protege a madeira contra insetos, fungos e a influência do tempo, com um custo-benefício excelente. Aplique duas demãos  em um intervalo de poucos dias. Este verniz é totalmente inofensivo, não é tóxico e não agride nosso meio ambiente. Pode ser usado também para a pintura de móveis, cercas, etc.
    Esperamos que estas dicas instiguem sua curiosidade, gosto e inclinação para produtos naturais e de preferência feitos por você mesmo.

Via: http://www.jardimdomundo.com/conheca-as-tintas-de-parede-naturais/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo