quinta-feira, 14 de maio de 2015

Da família Cucurbitaceae: Abóboras




   Pertencente à família das Cucurbitaceae, a abóbora encontra-se no grupo das hortaliças (composto pelas verduras e legumes). Pode variar em tipos como a comum ou de pescoço (aquela para fazer doce), abobrinha e a moranga de forma achatada, conhecida nas regiões norte/nordeste brasileiras por jerimum. Devido a sua pigmentação é rica em vitamina A - um poderoso antioxidante e colabora na prevenção de doenças cardiovasculares por conter várias propriedades. Em sua composição nutricional constam muita água e fibras além de proteínas, carboidratos, gordura quase zero, vitaminas A, C, E, entre outras; e os minerais cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, e magnésio.
   O consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de câncer, doenças do coração, derrames e problemas na visão. E suas sementes são ricas em fitoestrógeno, outra substância funcional que pode auxiliar na redução dos sintomas da menopausa e TPM, além dos níveis de colesterol. O óleo feito dessa semente possui efeitos antioxidantes, que previnem o envelhecimento celular devido à concentração de vitamina E. São boas fontes de zinco e gorduras insaturadas.

   Outros benefícios dessa hortaliça são
  • Redução do colesterol - As sementes da abóbora são ricas em fitoesteróis, que têm eficácia comprovada em diversos estudos como redutores do colesterol ruim (o LDL). Para elas ficarem mais gostosas para o consumo, deixe-as durante alguns minutos no forno para terem mais crocância.
  • Melhora de humor - As sementes da abóbora, também são ricas no aminoácido triptofano, uma substância importante na produção de serotonina, um dos principais responsáveis pelo controle do nosso humor, sono e apetite. Uma porção de sementes torradas de abóbora por dia pode deixar você mais bem-humorada e disposta.
  • Auxilia o sistema imunológico - Graças à vitamina C presente em sua composição. Uma xícara de abóbora cozida contém mais do que 11 miligramas de vitamina C, ou seja, 20% das 60 miligramas recomendadas diariamente para uma mulher.
  • Auxilia no emagrecimento - A combinação de alta concentração de fibras e baixas calorias que a abóbora oferece é excelente nas dietas de emagrecimento. Com apenas 49 calorias em uma xícara, o alimento proporciona uma sensação de saciedade por mais tempo devido a sua textura fibrosa, fazendo a perda de peso ser mais eficaz.
  • Boa visão - Em uma xícara de abóbora cozida (purê) contém mais de 200% da recomendação diária de vitamina A. O alimento também é rico em carotenóides, que são componentes antioxidantes que garantem a cor laranja, incluindo o betacaroteno, que previnem o câncer e o corpo transforma em vitamina A.
  • Reduz o risco de câncer - Devido à substância antioxidante betacaroteno presente no alimento, que atua na prevenção do câncer.
  • Protege a pele - Os carotenóides neutralizam os radicais livres e mantem as células cancerígenas bem longe da epiderme; combatendo ainda as rugas e deixando a pele mais viçosa.
  • Auxilia na recuperação pós-treino - Sabia que uma xícara de abóbora cozida tem mais potássio do que uma banana? São 564 miligramas nessa quantidade citada, enquanto a outra fruta tem cerca de 422. Essa reposição é importante para equilibrar os eletrólitos pós-treino, e manter os músculos funcionando com melhor desempenho.
  • Regula o sangue - Nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso (LDL). Para fazer um controle natural; use por 4 semanas pedaços de abóbora comum, a abóbora grande (usada para fazer doce). Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora coloque os pedaços crus no liquidificador junto com água, e bata bem.Tome essa 'vitamina' em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum matinal. Faça isso durante um mês,  e depois, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicação; por tratar-se apenas de um vegetal natural e água. Apesar do sabor da abóbora crua não ser muito agradável, nada de colocar açúcar de qualquer espécie! Use a abóbora no estado natural, ao ser colocada na geladeira perde algumas de suas propriedades.
Consumo

   Como não há uma quantidade indicada, o consumo  deve ser regular. A indicação do grupo das hortaliças por dia é de 3 a 4 porções por dia. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa). Essa quantidade tem cerca de 20kcal, é bem pouco, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.
   As sementes podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar em um pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente por cerca de 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual. A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre. Portanto, consuma a abóbora de várias formas: cozida, assada, refogada, mas com relação ao cozimento, a melhor forma é a vapor, pois elimina menos nutrientes. Só não deixe de incluí-la em seu cardápio semanal.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo