sábado, 24 de junho de 2017

Cipó de São João (Pyrustegia venusta)




   A (Pyrostegia venusta) é uma erva trepadeira nativa da América do Sul. Comumente é encontrada em beiras de estrada onde prevalece a vegetação natural, desde a região nordeste à sudeste do Brasil; podendo alcançar de dois a quatro metros de comprimento. 

   Popularmente é chamada de Cipó São João, Cipó Vermelho ou Flor de São João, devido ao seu uso decorativo nas Festas Juninas, principalmente na de São João (24 de Junho), pois suas flores de cor vibrante lembram as labaredas da fogueira.  

   Quanto as suas propriedades medicinais, o Cipó São João devido a presença maior ou menor nas flores, raízes e folhas de esteróides, taninos e alantoína é um potente antidiarreico e tônico. De uso tópico, caso indicado pelo médico - as flores do Cipó São João podem ajudar no tratamento de vitiligo, leucoderma e demais manchas brancas no corpo.

Chá de Cipó de S. João (tratamento de diarréia)
Coloque um litro de água para ferver e acrescente três colheres de sopa da erva do cipó São João. Assim que levantar fervura, deixe cozinhando por alguns segundos e desligue o fogo. Tampe a panela e deixe descansando por dez minutos. Coe o conteúdo e beba de duas a três xícaras ao dia.

ATENÇÃO
 O Cipó São João pode ser uma planta tóxica para alguns organismos - há registros de casos de envenenamento de animais (bovinos) após a sua ingestão. A toxidade da planta provém do glicosídeo pirostegina contido em sua composição química. Portanto, evite correr riscos: procure um médico especializado, ele deverá analisar e indicar a dosagem certa para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo