quinta-feira, 22 de junho de 2017

Dia de São João: 24 de Junho



   No 24 de Junho comemora-se o dia de São João, um dos santos que compõe a tríade junina (S. Antonio, S.João e S. Pedro), ainda segundo a tradição, a razão de fogueiras, balões e fogos nessa época se dão por conta da mãe de João, Isabel ter acendido  uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do menino à sua prima Maria (mãe de Jesus), que assim veria a fumaça ao longe.

   No Brasil também é costume como uma espécie de purificação, em muitas cidades da região nordeste - na madrugada do dia 24; banhar-se em um rio ou mergulhar a imagem do santo; já que São João Batista tanto pregava às margens do rio Jordão, como, batizava os fiéis que se convertiam ao cristianismo mergulhando-os nas águas.

   Conhecido com santo festeiro e milagreiro em ‘vários setores’ o que não faltam são simpatias e/ou formas de adivinhações, porém para elas são necessários  o uso de objetos  que nunca tenham sido usados, e na sua maioria são feitas na véspera, ou seja  na noite do dia 23 de Junho. Veja algumas a seguir:

*Proteção e Alegria
 Em uma bacia com água, junte cravos da índia e folhas de alecrim e manjericão e deixe descansar. No dia 24 de Junho, dia de são João, tome um banho e jogue a mistura no corpo, do pescoço para baixo, invocando a proteção dele. Enxugue-se apenas de leve.

*Encontrar o Amor nesse ano.
 Pegue dois pedaços de carvão, de tamanhos diferentes e coloque-os numa bacia (de preferência de ágata) com água. Deixe-a debaixo da sua cama. O primeiro pedaço colocado representa o ano em que se encontra e o segundo pedaço, o ano seguinte. No dia seguinte, você saberá se encontrará sua alma gêmea neste ano ou não; dependendo do carvão que boiar primeiro no dia seguinte.

*Nome do seu amor ... existem várias
1)Na noite de 23 para 24 de Junho, enfie uma faca nova e nunca usada no caule de uma bananeira. Na manhã seguinte, retire a faca. A letra que ali aparecer será a inicial de seu futuro companheiro (a).
      2)Na noite de 23 para 24 de Junho, escreva diversos nomes em pedaços de papel e coloque-os, dobrados em quatro, numa bacia com água. O que amanhecer aberto indicará o nome de seu futuro companheiro ou companheira
      3) Passe sobre a fogueira um copo virgem contendo água. Depois amarre a aliança de uma mulher casada enrolada em um fio de cabelo. Reze uma Ave-Maria. Tantas são as pancadas dadas pelo anel nas paredes do copo quantos os anos que o pretendente terá de esperar para
4)No dia de S. João, ao primeiro mendigo que pedir esmolas, indagar-lhe o nome. Esse será o nome do futuro cônjuge.
5)Na noite de São João, escreva o nome de quatro pretendentes em cada ponta do lençol e dê um nó em cada uma delas. De manhã, o nó que estiver desmanchado tem o nome da pessoa com quem você vai se casar.
6)Em uma bacia ou prato virgem, colocar água e levá-la para a beira da fogueira, na noite de S. João. Acender então uma vela e, enquanto vai rezando uma Ave-Maria, deixar os pingos da vela caírem na água. Depois é só interpretar a inicial da letra do homem com quem vai se casar.
7) No dia de São João (24 de Junho), encha uma panela com água, acrescentando três cravos-da-índia e sete gotas do perfume que você sempre usa. Leve ao fogo e, quando a água ferver, jogue na panela um pedaço de linha branca de uns 20 centímetros. A letra que se formar com a linha será a inicial do nome do namorado.

*Ver o Rosto
Na beira da fogueira, segurando um papel branco, coloca-se por cima da fogueira e, sem deixar o papel queimar, ir girando-o, enquanto reza uma Salve Rainha. A fumaça irá fazendo um desenho que nada mais será do que o rosto do homem com quem vai se casar

*Casar ou não 
1)Quando estiverem soltando um balão, "colocar" nele um pensamento. Se subir, acontecerá o que se pensou, mas caso se incendeie, tristeza e frustração ao "sorteiro" que, certamente, ficará solteiro.
 2)Às 18h00, na véspera de São João, colocar um cravo num copo com água. De manhã, observe: se estiver viçoso, é sinal de casamento; se estiver murcho, não haverá casamento.
3)Prenda uma fita no travesseiro e reze para São João. No outro dia, se aparecer solta é porque você casar.

*Casamento próximo
1)Na noite de São João, fazer pirão com um pouco de farinha e mistura um caroço de milho.Com os olhos fechados divide-se o pirão em 3 porções e se coloca uma na porta da rua, outra sob a cama e a terceira na porta do quintal, se for encontrado o caroço de milho na porta da rua, é sinal de próximo casamento; se sob a cama, o casamento é demorado, se na porta do quintal, não há possibilidade de casamento.
2) Plante três dias antes do dia de São João três cabeças de alho. Quantas cabeças de alho aparecerem nascendo no dia de São João, tantos serão os anos de espera do casamento; se nenhuma aparecer, é que a pessoa não casará.
3) No dia de São João, coloque duas agulhas de costura de tamanhos iguais dentro de uma bacia com água contendo duas colheres de açúcar. Se no dia seguinte elas estiverem próximas, simboliza que o casamento também está próximo.

*Idade do seu amor
Passe um ramo de manjericão na fogueira e atire-o ao telhado. Se na manhã seguinte o manjericão ainda estiver verde, o casamento é com moço. Se murchar, é com velho.

*Estado Civil
Separe três pratos, um sem água, outro com água limpa, e outro com água suja: quem faz a experiência aproxima-se com os olhos vendados e põe a mão sobre um deles; o prato sem água não dá casamento, o de água suja indica que o casamento será com um viúvo, e o de água limpa, com solteiro.

*Futuro namorado (fazer no dia de São João, 24 de Junho).
Se você for a uma festa onde vão estar vários homens interessantes, leve na sua bolsa um pouquinho de sal, embrulhado num guardanapo de papel. Aproxime-se da mesa das comidas e, sem que ninguém perceba, jogue uma pitada de sal por cima dos alimentos que serão servidos. Enquanto faz isso, diga mentalmente: “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”.Depois, é só ficar com atenção para ver qual deles vai comer o sanduíche.

*Crescer o cabelo
Cortar 3 pontas do cabelo e enterrar no pé da bananeira  à meia-noite, do dia de São João.

*Dinheiro
No dia 23 de Junho  pegue um ramo de louro e passe levemente pelo fogo. Depois, jogue-o sobre o telhado da sua casa. Se no dia seguinte ele ainda estiver verde, simboliza dinheiro para este e os próximos anos, mas se estiver retorcido, é um sinal de dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo