segunda-feira, 21 de abril de 2014

Chuva Meteoros: Lirídeas


 
 
     Todo mês de Abril  entre os dias 18 e 25 é comum ocorrer a chuva de meteoros Lirídeas, na Constelação de Lira, em 2014 agregando-se a semana de super eventos cósmicos seu auge será na madrugada de segunda para terça-feira do dia 21/22 às 3h00, no Hemisfério Sul. Ela poderá atingir uma média entorno de 10 meteoros por hora com  e 20 explosões no ponto máximo.
 
    Apesar de não ser a mais forte das chuvas de meteoro, as Lirídeas são famosas por terem o registro mais longo da história - datado a mais de 2600 anos, e por causa da chuva ocorrida na Virgínia (EUA), no ano de 1803, onde foram vistos cerca de 100 meteoros por hora.
 
    Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando-se parial ou totalmente devido seu atrito com a atmosfera terreste e ao contato com o oxigênio. Tal fenômeno apresenta-se como um risco luminoso no céu, que é popularmente chamado de "Estrela Cadente".
 
     Para observar esse evento no céu são dispensáveis o uso de equipamentos, e o melhor momento será quando a estrela Vega dessa constelação estiver bem alta no céu. Isso pode acontecer às 4h30 da manhã ou até antes desse horário, por volta das 2h30. Portanto, será uma madrugada de olho nas esrelas...
 

Como localizar?
  
   Siga a representação abaixo, que indica o local a ser observado no céu para localizar as Lirídeas, detalhe: devido a rotação da Terra, a visão é igual, praticamente de todos os locais no Hemisfério Sul, e sem a necessidade de utilização de equipamentos.

   A linha em vermelho em toda a parte inferior da imagem representa o horizonte, à esquerda deve estar o Norte e, à direita, o Nordeste. Procure por um ponto brilhante no céu, esta é a estrela Altair, a mais brilhante da constelação da Águia e a décima segunda mais brilhante no céu noturno. A Constelação de Lira está logo abaixo, à esquerda.



    Lembrando que as chuvas de meteoro não representam riscos ao planeta e acontecem periodicamente, aleternando-se em intensidade ou melhor visibilidade.


Fonte: http://climatologiageografica.org/vem-ai-chuva-de-meteoros-lyrids/#ixzz2zSSJL3Ny

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo