segunda-feira, 28 de abril de 2014

Festival de Florália


   
   É uma festividade que homenageia Flora, "a deusa das flores" na antiga tradição romana. Com início a 28 de Abril (dia da deusa), com  a abertura dos jogos Ludi Florales (evento que envolvia música, dança,comida e bebida farta) e que se estendia por mais seis dias. Este período era de extrema alegria e regozijo para os romanos; que adornavam as ruas, casas e templos com plantas e flores silvestres. Também eram realizados ritos de fertilidade, onde ovelhas, mel e sementes de flores eram ofertados em honra da deusa; juntamente com o lançamento de sementes de grão de bico sobre a multidão com o ensejo de atrair abundância e fertilidade.

   Em especial, o mel era um item imprescindível nesta celebração, pois era considerado um presente de Flora aos homens, e a abelha um símbolo da potência feminina na Natureza. Ainda no sentido de fertilidade era permitida a presença, de forma tradiconal das cortesãs ao festival.

   O poeta Ovídio na obra Os Faustos, livro V - descreve a deusa Flora como "mãe das flores", "deidade amiga" e "deusa jovial". Que além de reinar sobre as flores, os campos também era responsável pelas videiras (produção de vinho), o olival (azeite e azeitonas), codeços, timo, ervilhas e lentilhas. Sendo seus domínios os campos e jardins cercados, e não o que era selvagem.
“-De que provém caçarem em teus jogos
Triste cabra montês, medrosa lebre,
E não da Líbia horríficas leoas?”-
Expôs-me por causal, que os seus domínios
Não eram selvas: eram hortos, campos,
Contra feras terríficas defesos.”
 
   Ovídio narra, no poema-calendário, que ela era Clóris (ninfa dos campos) e Flora foi o nome dado a ela, na região do Lácio. Cujas florações lhe foram consagradas, após Zéfiro raptá-la e desposá-la, ofertando-lhe as flores como dote. Sua função era cuidar de tudo que da terra brotasse. Segundo o mito, Flora ajudou no nascimento de Marte ao entregar uma flor fecunda existente em seus jardins, à sua mãe que o desejava, mas não queria engravidar através de uma relação sexual.
   Sob a direção do oráculo dos livros dos Sibilos (238 a.C) foi construído um templo em honra a Flora, dedicado em 28 de Abril. E o seu festival, a Florália foi instituída para pedir sua proteção; mas devido às más colheitas, as festas foram canceladas durante quase cem anos (de 240 a 173 a.C), só tendo sido retomadas nesse último ano. Dizem que por conta da ausência de tais festivais é que Flora esquecera seu ofício...

    Apesar de pleno Outono no hemisfério Sul, isso não nos impede de estarmos em sintonia com a energia de Flora - que nos ensina a honrar tudo que cresce na Natureza e, conseqüentemente, no nosso interior. Para tal, enfeite a casa, os ambientes e presenteie os amigos com flores. Seus aromas e coloridos refletirão em sua vida através da alegria e bons sentimentos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo