sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hora do... Chá




   A Cerimônia do Chá não é apenas gestual, além de arte, em muitas culturas é considerada uma verdadeira filosofia de vida. O Caminho do Chá por exemplo, é uma arte milenar introduzida pelos chineses nos séc. I e II. Graças à sua preciosidade o chá, na antiguidade era usado de forma medicinal, e só com o passar de décadas passou a ser consumido como bebida dos imperadores e nobres, especialmente no Zen budismo.

   Mais recentemente, (falando-se em séculos...) a Cerimônia do Chá foi adotada pelos japoneses, onde o conceito de caminho é encontrado no centro de toda a criação cultural e espiritual, como um fio condutor das várias facetas da arte em suas múltiplas manifestações. O caminho é ainda, a tradição de uma arte; sem ele, não haveria uma trajetória a ser seguida. E dentre os vários caminhos:
  • Caminho das Flores - Ikebana ou Kadou
  • Caminho da Poesia - Shadou
  • Caminho da dança do teatro - Nô
  • Caminho da Pintura
   Por inspirar e englobar elementos de todos os outros caminhos, o Caminho do Chá ocupa uma posição especial e atrai mais discípulos do que qualquer outra arte japonesa. Assim sendo, trata-se  de uma arte que exige concentração nos gestos, nos movimentos e na postura, e para tal, possui quatro princípios básicos:

  • Harmonia - libertação das pretensões e nunca esquecer da humildade para com os convidados
  • Respeito - ter sinceridade no coração o quê permite um relacionamento divino com ambiente cerimonial
  • Pureza - encontra-se no simples ato de limpeza englobado na cerimônia
  • Tranquilidade - é um conceito estético e próprio da cerimônia, adquirida com a prática constante dos movimentos básicos.
    Assim se traduz uma legítima cerimônia do chá, que depois de transpor os muros de mosteiros e templos, abandonar a corte imperial e transpor barreiras de classes; passou não só representar o domínio artístico e artesanal, tanto no preparo como de sua ingestão - mas uma determinada postura diante da vida. E claro,  não é necessário ter raízes orientais para desfrutar dos momentos prazerosos que uma boa xícara de chá pode oferecer.

    Da próxima vez que for tomar um "chazinho" aproveite para elevar sua percepção da beleza e da paz espiritual mesmo na vida cotidiana - como uma espécie de meditação em movimento, e não só o simples ato de tomar um chá... Com certeza a diferença será notada de imediato trazendo uma sensação divina de bem estar, tanto para o seu corpo físico como o espiritual.

    Experimente: use e abuse das receitas/magias selecionadas

Chá Acalentador de Coração

Ingredientes

1L de água filtrada ou mineral
2 maracujás grandes (use a polpa)
2 laranjas (use as cascas e tire as sementes)
3 cravos da índia
1 pauzinho de canela
1 maçã (sem sementes)
2 colheres sopa de pétalas rosas secas
2 colheres de sopa de flores de jasmim
mel para adoçar

Execução

Após a água ter fervido, coloque todos os ingredientes e deixe por mais 3 minutos desligue e acrescente a rosa e o jasmim. Deixe abafado por uns cinco minutos. Adoce com o mel. pode ser servido quente ou gelado.




Tchaio Romanô

   Este chá está presente em todas as festas ou acontecimentos do povo cigano.
É bem mais que um chá - é uma composição de magia onde os elementos purificam e faz com que possamos estar sempre em comunicação com os seres divinos.

São sete ingredientes,todos com um fundamento específico:
Água, para purificar
Chá (preto) = limpa corpo etérico
Maçã = alimento e para fertilidade (idéias, projetos, etc.)
Uvas = amor
Damasco = afrodisíaco
Limão = afastar a negatividade
Morango = felicidade

Execução
Faça um chá preto normal e, em uma xícara coloque alguns pedaços de uma ou mais de cada fruta (de acordo com o que você mais precisa) e reserve.
Coloque em uma poncheira ou vasilha, ao menos uma de cada fruta grande e bem madura, derrame o chá por cima, e vá amassando delicadamente as frutas, para tirar o sumo, enquanto isso você mentaliza seus objetivos e coisas positivas. Quando estiver bem macerado, transfira o chá (somente o líquido) para a(s) xícara(s) ou copo(s) e beba com muita Alegria. Se sentir necessidade adoce com mel de boa qualidade. As frutas podem ser consumidas.
Encantamento contra energias negativas

Faça um chá com casca de 1 maçã, 2 galhos hortelã e mel. Ao tomar este chá concentre-se que as energias negativas estão indo embora.

Feitiço da Conquista

Material 
1 xícara de chá de água
1 colher sopa pétalas de rosas de jardim
1 pauzinho de canela
2 colheres sopa de mel

Execução
Em uma noite de Lua Cheia... Ferva todos os ingredientes (menos o mel), por 3 minutos. Adoce e tome esse chá quente.

Para Fisgar um Pretendente
Prepare ½ litro de chá de camomila e, sem que seu parceiro perceba, adoce-o com 7 pitadinhas de açúcar. A cada pitada que acrescentar (ou seja, 7 vezes), recite:
 “Afrodite, Deusa do amor e da beleza,
energize essa bebida com seu poder de encantar
e ajude-me a cativar o coração do meu amado”.
Sirva o chá para o seu par, mais guarde um pouco dele. Após seu banho normal, jogue esse liquido no seu corpo recitando o mesmo verso (Afrodite...).
Chá das Deusas (original)
Ingredientes
1L de água filtrada ou mineral
1 maracujá (polpa)
1 maçã vermelha pequena
10 colheres de açúcar
4 pauzinhos de canela
4 cravos da índia
Execução
Caramelizar o açúcar (não deixar queimar, só doure) e em seguida colocar a água. Mexer até o açúcar dissolver, coloque os demais ingredientes. Deixe ferver por 10 a 15 minutos. E tome quente.

Morangos Amorosos
1 ¹/² xícara de água
6 morangos frescos (bem maduros)
2 colheres sopa açúcar
1 galho de hortelã

Execução
Em uma panela coloque o açúcar e os morangos vá mexendo até caramelizar, acrescente então, água  e mexa até dissolver por completo. Deixe ferver por 3 minutos. Consagre ao clã dos Ciganos do Amor - faça seus pedidos amorosos e beba o chá em seguida. Fazer em qualquer Lua exceto, na Minguante.
   Querendo incrementar um pouco mais... Bole um verdadeiro ritual antes e durante a ingestão do chá, como por exemplo: faça um banho especial (veja artigo sobre banhos), acenda uma vela, um incenso coloque uma música agradável e acolhedora. Desça a "prataria" ou seja, pegue uma xícara bonita e de repente vale, até uns biscoitinhos para acompanhar.. Afinal, toda magia deve ser feita com concentração e carinho para que não se perca! Eleve seus pensamentos à Afrodite, ao anjo Hanael para os casos amorosos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo