quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Gengibre: Zingiber officinale



   O Gengibre (Zingiber officinale) é uma planta conhecida a mais de dois mil anos, originária da Ásia, principalmente na Índia e China, onde são conhecidas popularmente, como Bastão do Imperador. Marco Pólo teve o primeiro contato com esta especiaria na Ásia tropical introduzindo-a depois na Europa, a qual se tornou por longo período, a especiaria mais procurada e comercializada. Na época do Renascimento ficou um pouco esquecida, e retornando mais tarde à culinária européia.

    No Brasil parece ter sido introduzido por colonizadores holandeses, isso a menos de um século após o descobrimento.Para os naturalistas - pensavam tratar-se de uma planta nativa - era comum encontrá-la em estado silvestre. Hoje,o gengibre é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
    O Gengibre, também conhecido dependendo da região, como Mangarataia ou Mangaratiá é uma planta herbácea pertencente à família das Zingberaceae, que atinge até um metro de altura. Perene de rizoma articulado, anguloso e muito ramoso, com raízes adventícias, carnosa e folhas dísticas. Produz inflorescência em espiga de flores hermafroditas na cor amarelo-esverdeado. Por sua beleza é bastante usada em decorações com flores bem como, na culinária. Dependendo da espécie pode apresentar outras tonalidades, especialmente vermelho e rosa. O fruto consiste em cápsulas que abriga sementes. De propriedades químicas como o Gingerol, resina, óleo essencial, cineol, falandreo, citrol, cânfeno e sulforafane; a parte utilizada da planta é o rizoma, seu caule subterrâneo. E quanto as propriedades terapêuticas atua como estomático, carminativo, sialagogo, repulsivo, anti-hemorrágico, expectorante, anti-brônquico, anti-reumático, anti-tussígeno e anti-cancerígeno. É comprovadamente um remédio contra náusea e enjôo de movimento (marítimo e aéreo), comum ou de gravidez, potente bloqueador da formação de gases intestinais, e atua como agente antitrombótico, antiinflamatório, antibiótico e antiulcerativo. Tem também atividade antidepressiva e contra radicais livres, diminuindo o envelhecimento precoce das células.

     Na ayurveda, o gengibre é conhecido como vishwabhesaj (= medicamento universal) devido as muitas propriedades que possui, e recebe o nome de Ardrak (= fresco) ou Sonth (= seco), palavras em sânscrito. Por isso, na Índia recomenda-se o chá de gengibre em decocção(fervura da raiz), com 3 gotas de limão e uma pitadinha de sal marinho, 30 minutos antes das refeições para estimular o 'fogo digestivo' ou seja, promover uma boa digestão e aliviar flatulência. E na medicina tradicional chinesa, o gengibre é chamado de Gang Jiang, de propriedades acre e quente sua ação mais importante é a de 'aquecer'  órgãos como: o pulmão, o baço e o estômago, expelindo o frio. Também usado contra a perda de apetite, membros frios, diarréias, vômitos, dor abdominal e transformador das secreções.


   O chá de gengibre especificamente facilita a digestão, porque parte de suas substâncias voláteis se desprendem em contato com a saliva e ativam as células sensitivas da boca e nariz; acionando os centros cerebrais do olfato e paladar que ativam o aparelho digestivo. Aumentando a produção da saliva, a quantidade de suco gástrico(estômago) e suco entérico (intestino). Também é muito útil no tratamento de reumatismo e ciático. Suprime a dor de cólicas, reduz a febre, e a transpiração, sendo um excelente descongestionante das vias respiratórias, devido a presença de alcalóides, já o sulforafane encontrado em sua composição, tem atividade anti-cancerígena.
 

 
Gengibre - uso externo
   Atua nas nevralgias, edemas artríticos, reumatismo, contusões, traumatismos, hematomas; dores na coluna: artrose, contraturas musculares, lombalgia e cervicalgia; varizes; atividade cardiovascular ( diminui o colesterol e os triglicerideos), dor de garganta (laringite/faringite), rouquidão, bronquites, tosse, resfriados e gripes, febres, etc.

   Fazendo-se uma massagem local, associada a fricção com pasta ou óleo essencial de gengibre, isto promove um efeito de aquecimento local associado a uma analgesia (alívio da dor). Em pequenas proporções, o óleo essencial de Gengibre mistura-se bem com vários outros, especialmente com os óleos de laranja e limão; acrescentar uma única gota a uma mistura a ser utilizada em massagens nos casos de artrite, reumatismo, dores musculares e fadiga.

Banho & Cataplasma  - Rale um pedaço de gengibre e use como cataplasmas e, se quiser, pode acrescentar farinha ou argila, então aplique nas partes afetadas duas a três vezes ao dia.
Uso interno
   O gengibre é fonte de cálcio, manganês, selênio e zinco, e das vitaminas niacina, vitamina B6 e vitamina C. Mas, como tudo, seu uso em excesso pode ser prejudicial à saúde, o correto é usá-lo em poucas quantidades.
Chá de Gengibre
Ingredientes
  • 1L de água
  • 50 g de gengibre em fatias
Modo de Preparo
Ferva a água com o gengibre no máximo 3 minutos. Desligue, deixe de repouso. Até ficar em temperatura boa para consumo.Tome o chá com duas colheres de sobremesa de mel, Uma xícara três vezes ao dia.
 Elixir da Juventude
Ingredientes
  • 1/3 de abacaxi pérola
  • 1 kiwi e meio
  • 20 g de gengibre
  • 1 copo de água (200 ml)
  • 1copo de gelo
Modo de Preparo
Descasque o abacaxi, o kiwi e o gengibre, corte tudo em pedaços pequenos. Depois junte as frutas, a água e o gelo em um liquidificador e bata. Não precisa adoçar, por causa do abacaxi.Coe e sirva imediatamente. O abacaxi tem o efeito digestivo; o kiwi é antiinflamatório e laxativo e genbibre acelera o metabolismo, mas cuidado para não exagerar na quantidade, porque o sabor dele é bem forte.


Gengibre com limão (Emagrecer/Chapar barriga)

  • Chá - Leve ao fogo uma panela com a quantidade de água equivalente a uma caneca de chá. Deixe aquecer até criar pequenas bolhas de ar, antes de levantar fervura. Assim que chegar a esse ponto, adicione uma rodela de gengibre, com largura aproximada de um dedo. Deixe na água quente por cerca de 5 minutos. Coe e, em seguida, esprema o suco de um limão na água. Dê preferência ao consumo em jejum, pela manhã.
  • Suco Detox - Prepare o suco de limão da maneira tradicional; batendo a fruta no liquidificador ou espremendo direto em um copo d’água. Adicione uma porção de gengibre ralado (1 colher de café).  Para potencializar o efeito detox adicione folhas de couve e bata junto com o suco no liquidificador. Melhor absorvido se consumido ao acordar.
  • Junto a saladas - Ralar um punhado de gengibre e espremer um limão em cima é a opção ideal para temperar a salada e emagrecer de um jeito superfácil. Basta preparar a mistura, mexer bem e jogar por cima do prato na hora de consumir as folhas e vegetais.
   Essas receitas devem ser utilizadas no máximo três vezes ao dia, evitando o consumo no período da noite para não prejudicar o sono. Também é contraindicada para gestantes e/ou pessoas que sofram com gastrite, refluxo ou pressão alta. Por isso consulte um médico antes de sair usando tudo que vê pela frente...

   No Brasil o gengibre também não pode faltar no preparo do 'Quentão' durante os meses de Junho/Julho, além de ser Inverno é quando acontecem as animadas Festas Juninas.
Quentão
Ingredientes
  • 1L de cachaça ou aguardente
  • 5 limões
  • 1 pedaço de gengibre cortado em pedacinhos ou socado
  • 5 cravos da índia 
  • 3 paus de canela
  • 1/2 litro de água
  • açúcar à gosto 
Modo de Preparo
Use uma panela grande ou caldeirão,e misture todos os ingredientes deixe ferver. Depois, coloque em uma chaleira e mantenha sempre quente.

Quentão sem álcool
Ingredientes
  • 3L de água
  • 3L de suco concentrado de uva
  • 500 g de gengibre
  • 1Kg de açúcar refinado
  • 3 colheres sopa de cravo da índia
  • 5 pedaços de canela em pau
  • 6 cascas de laranjas
Modo de Preparo
Fatie o gengibre e o coloque no fogo com o açúcar para derreter. Quando dourar, acrescente a água. Deixe essa calda cozinhar por cerca de 15 minutos. Depois acrescente o suco de uva e o cravo e a canela. Deixe ferver por aproximadamente 20 minutos. Então, acrescente as cascas das laranjas e deixe ferver por mais 15 minutos. Sirva bem quente.
Rendimento: mais de  6L.
   O gengibre ainda é muito usado para dar sabor a refrigerantes bem como, pelo mundo como nos EUA e Grã-Bretanha são usados para fazer os tradicionais 'bonecos de gengibre', no Natal. E na culinária por exemplo: no Japão costuma-se usar o suco (do gengibre espremido) para temperar frango e as conservas 'beni shouga' - feitas com os rizomas jovens, que são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático. Na Europa, em especial, Alemanha e Itália, é muito usado na carne de porco, frango e frutos do mar. Atualmente usa-se em diversos pratos salgados, pães, tortas, pudins, em molhos, picado em saladas, como condimento, em doces em calda, na confecção de balas e até em sorvetes.
 Para uso fitoterápico, também pode ser preparado na forma de cápsulas, extratos, xaropes, spray bucal, óleo essencial, elemento que compõe fórmulas de cosméticos, sabonete, shampoo, etc.
Ação Afrodisíaca
    Suas propriedades afrodisíacas e estimulantes são conhecidas há séculos, onde antigos livros do oriente já relatavam seus poderes. Os médicos e amantes chineses, turcos, hindus e árabes, já consideravam o gengibre sagrado - indicavam e usavam em suas antigas receitas para 'o amor'. Na medicina chinesa tradicional, por sua reconhecida ação na circulação sangüínea, é utilizado contra a disfunção erétil. Além disso, o óleo de gengibre também é utilizado para massagear o abdome, provocando calor ao corpo e excitando os órgãos sexuais.
    No livro: Aromaterapia para o Amor, de Tara Fellner, diz que: 'as mulheres do Senegal amassam o gengibre e utilizam-no em cintos para estimular o interesse sexual de seus maridos. E tanto a raiz quanto o óleo têm um efeito quente e ardente...'
   Segundo especialistas e as escritoras e aromaterapeutas inglesas: Susan e Valerie Worwood, em seu livro: Aromaterapia Essencial, diz-se sobre o óleo essencial de gengibre:
'Inalado o perfume do gengibre é estimulante, abranda a confusão mental e é um perfume quente para aquecer o coração'. (...) 'O perfume inalado é calmante e confortante, especialmente se você estiver se sentindo solitário ou quando estiver viajando.'
   Cabe lembrar ainda que devida a tonalidade amarelo que o gengibre apresenta (forte e quente), a nível de chakras, ele age principalmente no Plexo Solar ou Umbilical, já que se localiza próximo ao umbigo. É um importante centro de energia em muitas tradições orientais; correspondendo ao tan-t'ien, ou entrada da energia, no Taoísmo, a qual é a origem do Ch'i , a respiração/espírito vital e força cósmica que anima a todas as formas de vida; e entre os Sufis é considerado o centro do Ser. A energia que nos move nas atividades do mundo físico é expressa através desse chakra; estando associado com o prazer de viver, a intuição, o magnetismo pessoal e o sentido da visão.

   No mundo místico é um dos agrados prediletos às Fadas, quando servido coberto de mel. 

 
Fonte: Aromaterapia Para O Amor - Tara Fallner. Ed. Nova Era; Aromaterapia Essencial - Susan e Valerie Worwood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo