quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Apolo: o deus Sol


 
   Hoje o dia é consagrado a Apolo, o Deus Sol. Na mitologia grega ele representa a Luz da Verdade, da Perfeição, do Equilíbrio e Razão. Por isso também é considerado o deus da Morte, Cura e Proteção. Outros atributos legados a Ele são: a beleza, profecia e as artes (música,poesia...). Apolo ou Febo (na mitologia romana) é filho de Zeus com Leto (ou Latona, a deusa do Anoitecer), e irmão gêmeo de Ártemis/Diana - deusa da Caça e da Lua.

  Além de exímio arqueiro, Ele ao mesmo tempo que forte e temido; entretinha os outros Deuses de Olimpo ao som de sua lira. O Oráculo de Delfos era consagrado a Apolo, assim como o templo onde estava a Pitonisa - profetisa e sacerdotisa de Apolo. Seus símbolos são a lira, o arco e flecha. Enquanto, a serpente, o corvo, o lobo, o cisne e o golfinho são os animais a ele associados.
  Apolo por si só, significava beleza, elegância e harmonia, e é descrito fisicamente, como um jovem alto e bonito - o mais belo dos deuses. Normalmente, encontra-se com um manto e uma coroa de folhas de Loureiro - a sua planta sagrada.
   Tal era sua importância como representante de masculinidade e virilidade que em tempos antigos, os homens tinham por costume passar óleo de oliva (outra planta de Apolo), em seus órgãos genitais. E até hoje, usa-se o termo 'apolo' como referência de um homem belo, forte e elegante.
 
 
   Para trazer prosperidade especialmente, hoje tenha em sua casa girassóis ou heliotrópo e folhas de louro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo