segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Thor: Deus do Trovão



   Hoje o dia é sagrado a Thor, o Deus do Trovão - considerado o mais fortes entre os deuses e o mais adorado entre os povos germânicos por isso,  a maioria dos templos eregidos foram em sua homenagem.
   Filho de Odin e Fyorgyn - a deusa da terra e conhecida por sua grande força, Thor com sua cabeleira ruiva era considerado grande para um deus, e de um apetite enorme tão quanto forte, e adorava disputas por poder. Tinha em seu martelo Mjölnir (= raio), a sua principal arma, e  assim era o campeão entre os deuses contra os inimigos, os Gigantes do Gelo, e na proteção dos mortais contra o mal. 
   De sua união com Sif - deusa da colheita, tinha uma filha chamada Thurd, e mais 2 filhos com a gigante Jarnsaxa, Magni (= força) e Modi (= coragem). A quinta-feira era dedicada ao deus, sendo chamado 'dia de Thor' (= Thursday em inglês).
   Thor era de natureza simples, totalmente contrário à natureza de Odin que era muito complexa. Honesto e justo, porém de temperamento furioso - o chamado ‘pavio curto’. E muitos dos nórdicos que o adoravam naquela época; preferiam ele, a Odin, o qual era conhecido por sua sede de sangue.

   Do mito da criação nórdica, Odin e seus irmãos criaram das árvores os primeiros seres humanos e os chamaram de Ask e Embla. Um foi criado do Freixo e o outro do Olmo. E Yggdrasil - a árvore do universo, carrega dentro de si, todos os diferentes mundos do universo, incluindo Midgard – lugar onde se encontram os homens – e Asgard – lugar onde vivem os Deuses. Sendo que as duas forças principais do mundo, no conceito cosmológico nórdico concentram-se nos deuses – o bem, e nos gigantes de gelo – o mal. O destino dos deuses e dos homens está selado pela batalha do fim do universo, chamada de ‘Ragnarok’. Nesta batalha os deuses e os gigantes de gelo lutam até a morte; sobrando apenas dois sobreviventes que dão a luz a uma nova humanidade, e um novo mundo. Do mito da criação nórdica, Odin e seus irmãos criaram das árvores os primeiros seres humanos e os chamaram de Ask e Embla. Um foi criado do Freixo e o outro do Olmo. E Yggdrasil - a Árvore do Universo; carrega dentro de si, todos os diferentes 'mundos do universo', incluindo Midgard – lugar onde se encontram os homens – e Asgard – lugar onde vivem os Deuses.

   Thor residia no maior palácio de Asgard, em Bilskirnir - com seus quinhentos e quarenta extensos e esplêdidos alojamentos, que também serviam de abrigo às pessoas de coração humilde, após a morte.

O Poder de Thor

    Tal poder advinha de dois objetos mágicos que Ele tinha em seu poder: o martelo e o cinturão. Nas inúmeras batalhas travadas com os gigantes de gelo, o Deus sempre estava munido de seu martelo Mjölnir que por si só; possuia vários poderes: incluindo o de lançar raios, nunca errar o alvo e sempre regressar às mãos de Thor que usa luvas de ferro para proteger a si mesmo do poder da sua arma letal. Sendo o seu veículo de transporte conduzido por dois bodes, ele os sacrifica e cozinha como alimento, em seguida, os revive somente colocando seu martelo sobre os ossos dos animais, (desde que seus ossos estejam ilesos). Assim, o martelo Mjölnir possui dois poderes: o poder de destruir e o de criar. Thor também carrega um cinturão que duplica sua força.

   Loki, irmão de Thor é um deus traiçoeiro e embusteiro, que traiu os gigantes de gelo, e quase sempre acompanha Thor em suas aventuras. No entanto, a astúcia de Loki quase sempre trazia problemas ao Deus do Trovão.

   O fim de Thor acontece na batalha de Ragnarok, quando ele luta com Jormungand - uma serpente gigante, horrível e terrível - criação de Loki e da gigante Angrboda. Nesta luta, Thor mata a besta esmagando sua cabeça com seu martelo, porém após dar nove passos para trás; também sucumbiu envenenado pelo monstro.

   A adoração a Thor sobreviveu mesmo depois da Escandinávia ser completamente convertida ao cristianismo, onde usou-se o símbolo do martelo de Thor como um desafio aos missionários cristãos.

   Acenda um incenso de Carvalho e invoque Thor, o deus do Trovão para que lhe traga força e coragem em alguma causa de difícil resolução.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo