segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Martelo de Thor: Significado


Por Heathenpride

De acordo com os antigos mitos nórdicos martelo de Thor foi forjado por Sindri e Brokk svartálfar e como muitos sabem, tem a característica de que, quando liberado, retorna ao seu portador. Aparentemente, graças a Loki interferência prejudicial não quer perder uma aposta com os anões que forjaram o convés ficar um pouco curto em suas garras. Em manuscritos antigos, é conhecido como Mjolnir em Old Norse iria "triturador" (lixo) e, aparentemente, etimologicamente ligaria o proto-indo-europeu "Mol" (Esmaguar). Acredita-se também que deriva da palavra Inglês "moinho" (moinho) e novamente se refere a "rotina", outra versão afirma que vem da palavra russa "молния" que pornunciaría "molniya" e / ou palavra de Galês " mellt "em que tanto significa" relâmpago "(iluminação).

Nos mitos do nórdica e germânica, o martelo de Thor é o tesouro mais valioso dos deuses porque Thor usa-lo para defender os deuses e humanos gigantes, representando as forças destrutivas da natureza. Esta proteção é refletida em objetos religiosos, como um encanto século XI sueco que diz "relâmpago pode conter todos os males de distância" e "Thor pode protegê-lo com o martelo." Escrito em runas antigas, o texto no pequeno pingente de cobre pede proteção Thor Bofi para o usuário, como ele viaja sobre o mar.

Aqui tamanho para sua ajuda, Bofi.
Me ajude! O conhecimento é seguro para você.
E que raio segurar todo o mal (distância) de Bofi.
Thor pode proteger com esse martelo que saiu do mar.
Fuja do mal! Nada se opõe Bofi.
Os deuses estão sob ele e sobre ele.

Aparece o que parece ser um peixe entrou no amuleto, e a referência aos deuses que estão "abaixo dele e acima dele" sugere que Bofi está na água. A linha sobre o martelo de Thor vem "out of the sea" refere-se ao famoso mito de Thor pesca contra cobra grande no mundo, quando Deus luta para puxar a cobra e arrasta para fora do mar e joga seu martelo na água após o mergulho monstro depois de cortar o cordão umbilical com a isca Esta é uma evidência clara de que o martelo é uma representação do papel sagrado de Thor. É o símbolo da proteção e obras sobre papel de .BENDICIÓN O poder de Deus é em si mesmo uma bênção. Um dos muitos nomes secundários Thor tem sido interpretada como "protetor" é suposto ser o defensor da raça humana contra todos os inimigos estrangeiros para Midgard, se Jotums ou outras entidades malignas. Nas sagas islandesas, é fato registroel que as pessoas fazem o sinal do martelo sobre a comida como um símbolo da bênção. Nos mitos, Thor usa seu martelo para abençoar tanto um casamento e uma pira funerária. Portanto, além de protetor, é também um símbolo de bênção sobre os bens e seres vivos. Não seria estranho que o martelo úsase para abençoar os animais da fazenda e certamente parece implementos agrícolas freqüentemente esculpidas e vergas das casas e celeiros.


Já na Idade do Bronze, ver ecos ancestrais do que mais tarde se tornou o que conhecemos como "religião Norse." Há esculturas deste primeiro período de figuras divinas com machados e martelos sugerindo um papel na área de bênção, e também não são descartáveis ​​cabeças testes machado, perfeitamente polido, mas sem comprovação de uso real no trabalho, as lutas ou caça, o que parece ter sido criado diretamente para oferendas votivas.

Há também uma representação famosa da Idade do Bronze, está esculpindo uma figura levantando um machado ou um martelo em um homem e uma mulher em um gesto de bênção. O ritual de bênção, que parece ter sido uma prática que se espalhou em qualquer forma derivada de um rito antigo para mais de 2.000 anos desde a Idade do Bronze, é perpetuada através do tempo até que o tempo dos Vikings. Mais tarde, fontes literárias sugerem que o martelo é usado para abençoar a noiva, provavelmente como um símbolo de fertilidade -. Uma prática que está claramente relacionada com a prática de recém-nascidos que recebem a bênção com o martelo para recebê-los à comunidade.
 
É bem conhecida a prática de HAENMARSANG, um ritual referido na sua versão mais recente, na Islândia, que consistia hide entre os lençóis da cama dos recém-casados, um martelo de Thor e um anel, ambos vestuário têm um significado bastante óbvio, portanto, mesmo, um estranho ritual em que a mãe do jovem núbil, esfregue martelo menina de Thor na barriga, ou mesmo simula bater o ritual de magia entrepierna.Un suficientemente explícito fertilidade é atestada. Da mesma forma, o tamanho dos meninos martelo deu a pairar sobre o leito nupcial, ou até mesmo figuras de carneiro ou crânios desse animal com a mesma função decorativa (O carneiro é um animal sagrado para Thor).

Pedra rúnica sueco com um martelo de Thor claramente visível em sua escultura.
 
Há uma abundância de evidências para a função funerária do martelo de Thor. Mesmo por volta de 1300 aC, há imagens de cabeças de machado em cemitérios do norte da Europa, por isso está implícito uma associação entre o machado ou martelo e túmulo. Embora o martelo é a imagem mais comum em performances mais tarde, o machado ainda aparece como um símbolo sagrado paralelo fontes muito mais tarde encontrados por arqueológico e até mesmo o fato de suas lápides gravura refletidos em alguns textos literarios.Imágenes Martelo de Thor aparece na era Viking em muitas pedras tumulares na Suécia e Dinamarca, muitos com a escrita direta que agrada a Thor para abençoar o monumento e enterro lugar.

Os textos geralmente seguem uma fórmula bastane set aa costumam dizer "Isso Thor santificar estas runas", "Thor santificar este memorial", ou simplesmente "Thor santifica", mas uma inscrição Norwegian realmente diz "tomar para si o corpo deitado sob esta pedra. " Muitos dos amuletos martelo de Thor foram encontrados em sepulturas em uma ampla gama de tempo e lugar, e sua inclusão novamente sugerindo um papel protetor.

Em um mito, Thor resgatar suas cabras mortas e vem à vida com seu martelo, o que indica uma conexão com a ressurreição ou acolher um passado que pode ser relacionada com a imagem de funeral.
 
No geral, a evidência histórica sugere que o martelo foi um importante objeto abençoado na vida e grandes eventos, nascimento, casamento, morte, mas também foi usado como um símbolo sagrado e ritual enl a bênção da festa de alimentos ou para a proteção alegando fertilidade e proteção da terra e para consagrar e estabelecer limites. Em outras palavras, era um objeto sagrado e abençoado em todas as formas e utilizados em todos os tipos de cerimonial no qual os membros de uma comunidade são inter-relacionados. Portanto, o uso do sinal do martelo é uma expressão da pertença a uma comunidade - tanto na vida e na morte.

Martelo pingentes que representam o século 10 encontrado na Suécia.
 
Pequenos martelos usados ​​como amuletos ou pingente de colar forna existia em séculos antes da era dos Vikings, mas eles tiveram, neste momento, um aumento na popularidade entre essas pessoas que levavam tão comum quando o cristianismo chegou à Europa do Norte. Convertidos ao cristianismo (o "caminho novo", a "nova fé", a "revelou Deus" ou "branco Cristo", como declarou em muitos textos) usou pequenos crucifixos para marcar sua nova fé. Mas, inicialmente, eles eram tão semelhantes a formas muito arcaicas do martelo, custando sei se isso estava carregando ou credo, ou se era um verdadeiro convertido. Aqueles que não optou por abandonar a religião de Odin, Thor e Freya (o "Camino Viejo") usava amuletos martelo para expressar a fidelidade à fé de seus antepassados. Mais uma vez, o martelo é usado como um símbolo de protecção de Thor, neste caso, a protecção dos seus seguidores contra a invasão das novas religión.Además, é de novo um símbolo de comunidad.No poucos pagamento com o seu vida transportar o martelo ou recusar-se a levá-la para fora dele, há até mesmo falar de ataques a cristãos em alguns cemitérios prostrimerias da era Viking, as lápides foram quebradas com marretas de madeira ... uma história na Islândia diz como o deck áspero foi deixado propositadamente na cena, talvez como um desafio para os últimos seguidores da antiga religião dos invasores que impuseram seu novo credo pela força.

Hoje, no momento, não faltando amuletos pagãos usando o martelo de Thor ou diretamente aqueles que esculpir em suas lápides este símbolo antigo e são conscientemente demonstrando que seguem o antigo uso deste poderoso amuleto para a proteção tanto do lugar sagrado de descansar para significar a sua filiação na ressurreição moderna dos cultos nórdicos. O fio e recuperação martelo simbólica é algo que vai se tornando cada vez mais forte através de todos os tempos e lugares e povos pagãos adotá-lo como o símbolo mais visível de crenças pagãs nórdicos, dando-lhe usar um revindicativo sentido seu caráter ancentral dentro da comunidade. Ao usar o martelo de Thor, o único que usa-lo, está afirmando que ele é parte de uma comunidade específica pagã, um seguidor das antigas crenças e tradições pagãs e tem muito orgulho de sua condição.

Comunidade pode significar não só a sua família. Isso pode significar um pequeno grupo em sua área que atenda aos seus rituais e celebrações em comum .Podría significa uma rede regional de uma organização nacional. Isso pode significar um grupo alargado de pessoas ao redor do mundo que compartilham sua visão de mundo de acordo com os antigos credos. Ao usar o martelo hoje também conecta-se à comunidade que usou mais de mil anos atrás, é destinado honrrar o legado de uma comunidade ao longo do tempo e do espaço. Nesse sentido, o martelo de Thor fez o que os povos antigos pensavam que ele poderia - ter preservado a comunidade e permitiu-lhe sobreviver através dos limites da vida e da morte. Isso é bastante surpreendente.

P:D: Graças a Audags (minha alma irmã) por suas contribuições inestimáveis ​​em termos de mitologia e raízes etimológicas ligadas ao martelo de Thor.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo