terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Pelo Mundo: Up Helly Aa


   Up Helly Aa é um festival que acontece desde 1870, na última terça-feira de Janeiro para celebrar a influência da cultura nórdica vinda através do Atlântico e Mar do Norte, no arquipélago de Shetland, na aldeia de Lerwick, ao norte da Escócia. Recentemente foi considerado o maior Festival de Fogos da Grã Bretanha.

   As festividades distribuiem durante o dia e à noite, onde seus participantes vestem trajes típicos de guerreiros vikings, e aquecem o rigoroso inverno escocês com suas tochas de fogo. Tradicionalmente, são admitidos somente homens (de todas as idades) - os Guizers (denominação local os trajando os trajes antigos).

   Durante o dia, 'líder viking' do ano, é batizado de Jarl Guizer. Ele visita escolas e hospitais onde relembra antigas histórias nórdicas. Já ao cair da noite todos os Guizers se unem iniciandor uma caminhada que mais parece uma horda de invasores; carregando tochas pela Ilha, cantarolando músicas tradicionais e fazendo seus discursos, para depois, no ápice da festança beberem e dançarem. Do final das comemorações, uma réplica de uma embarcação viking é incendiada pelas tochas dos participantes.
   O festival de Up Helly Aa é tão irraigado nessas ilhas (Shetland e Orkney) porque por mais de 500 anos elas foram governadas pelos noruegueses, e só a partir de 1468 passsaram a  fazer parte da Escócia.
 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo