quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Espelho, espelho...



   Um dos clássicos contos dos irmãos Grimm escrito em 1812, é o da Branca de Neve. O que se torna difícil é selecionar a parte mais pitoresca da história. Porém para muitos, irresistíveis são as consultas feitas pela Rainha má ao seu 'espelho falante'.

   Tanto o é, que para os moradores da cidade Lohr am Main, na Bavaria - o 'espelho mágico' existiu. Nascida em 1729, lá viveu a princesa Maria Sophia Margaretha Catharina von Erthal a inspiradora do conto que transcende gerações. O Castelo da família que deu nome a cidade; abriga o Museu Spessart, onde supostamente encontra-se o 'espelho mágico'...


    A cidade que em parte vive do 'turismo mágico' e da fabricação de espelhos na região, conta ainda com um tour por sua área verde - no que teria sido a rota de fuga de Branca de Neve, rumo a casa na floresta pertencente aos Sete Anões. Na verdade, homens de baixa estatura e/ou com possíveis deformidades, devido às más condições de trabalho nos pequenos túneis das minas ou crianças usadas como trabalhadores escravos. Acredita-se que Branca de Neve fugiu de seu algoz por cerca de 35Km atravessando parte  da cadeia de montanhas de Spessart - uma das maiores áreas de floresta decídua da Alemanha. 

     No programa, também constam informações sobre atrações locais como: a cidade velha, com suas casas em estilo enxaimel, o histórico bairro dos pescadores e a antiga câmara municipal. Mas o momento mais aguardado é a visita ao Castelo de Lohr e ao Museu Spessart, que abriga uma coleção de espelhos.



    Para quem quer ter seu próprio 'espelho mágico' existem algumas fórmulas...

Adquira um espelho na medida de um palmo de largura (medida de sua mão aberta), no formato circular ou oval.

 Dia 30 de Outubro coloque ao Sol um recipiente de vidro cheio de água, e recolha-o antes do anoitecer. No dia seguinte (31), lave o espelho nessa 'água consagrada' enquanto recita o seguinte encantamento:
'Em nome da Grande Mãe da Fertilidade, eu, (diga seu nome),
lavo este espelho para trabalhar para o bem.'

 Então, unte o espelho com um pouco de óleo de amêndoas misturado com essência de sândalo e diga:
'Eu, (diga seu primeiro nome), perfumo este espelho para ter visões reveladoras,
em nome das Grandes Senhoras da Lua,
das Florestas, das Flores, dos Frutos e da Vida.'

Em seguida, com um giz de qualquer cor, risque um círculo no chão e circunde-o com quatro velas (uma amarela, uma azul, uma verde e uma branca) ungidas com óleo de rosas (do pavio para a base). Acenda as velas e diga:
'Eu, (diga seu primeiro nome), estou consagrando este espelho hoje,
no dia do Sabá Branco,
para ter visões do Presente, do Passado e do Futuro.'

Quando as velas terminarem de queimar; enterre a cera derretida e embrulhe o espelho em um pedaço de seda (que não seja preto, marrom ou vermelho). Utilize seu 'espelho mágico' em meditações e exercícios de clarividência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo