sábado, 25 de outubro de 2014

Halloween: a Noite Sagrada



   A poucos dias do Halloween, segue um breve histórico... Acredita-se que esta celebração tem origens distintas, mas no transcurso da história acabaram se mesclando. Uma delas, remonta às tradições de povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com certas diferenças, às atuais abóboras ou do Trick or Treat  (Gostosuras ou Travessuras), tão usuais nos EUA nessa data super popular. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário Celta irlândes - o Festival de Samhain (= fim do Verão) celebrado entre os dias 30 de Outubro e 2 de Novembro; marcando com isso, o fim do Verão.

   Essa celebração celta-pagã tinha como objetivo honrar seus entes queridos falecidos. Porém, da invasão das Ilhas Britânicas pelos romanos em 46 a.C.; acabou por mesclar a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou sucumbindo com o tempo.  Assim, em fins do século II, com a evangelização desses territórios, o Druidismo, uma cultura que caminhava paralela a dos Celtas, e muitas vezes colocada como expressão religiosa, já tinha desaparecido na maioria dos grupos restantes. Pouco se sabe dos druidas como um todo, já que não há registro escrito por eles mesmos, a transmissão de seus conhecimentos era feita de forma oral entre gerações, e as versões do que era tal cultura, se encontra sobre a visão romana dos fatos. Quanto ao Samhain, este muito possivelmente, acontecia entre os dias 5 e 7 de Novembro - a meio caminho entre o equinócio de Outono e o solstício de Inverno - tais festejos duravam cerca de uma semana, dando início ao Ano Novo Celta.

   A Festa dos Mortos era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava a abertura do portal onde vivos e mortos poderiam se comunicar.Lembrando que para os Celtas, 'o além' era um lugar de felicidade perfeita, sem fome ou dor. E durante essa festa os espíritos dos mortos voltavam para visitar seus antigos lares e/ou guiar os seus familiares rumo ao outro mundo; haja vista, entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro/1° de Novembro - ocorria o Hallow evening (= noite sagrada), possível origem do nome atual da festa: Hallow evening →Hallowe'en → Halloween.

   A relação entre as festividades do Samahain com as bruxas teria começado na Idade Média no seguimento das perseguições incitadas por líderes políticos e religiosos; sendo conduzidos julgamentos pela Inquisição, com o intuito de condenar homens ou mulheres que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos. Todos os que fossem alvo de tal suspeita eram tratados como 'bruxas (os)'- com elevado sentido negativo e pejorativo, e por isso sendo julgados pelo tribunal do Santo Ofício e, na maioria das vezes, depois de torturas de toda espécie; queimados na fogueira nos designados autos-de-fé. Assim, como no dia 1° é o dia de Todos os Santos, o dia 31 que o antecede, cabalisticamente seria o dia das trevas, tal qual como nos festejos de Carnaval que antecedem a resignação da quaresma cristã.

   No Brasil as comemorações relativas à data sempre aconteceram apesar de discretas em várias vertentes do esoterismo, e para a população de modo geral, 'a festa' ficou conhecida a algumas décadas, graças as escolas de curso de inglês, que as promoveram com as tradicionais decorações e trajes-fantasias. Mas como em outras regiões, para os leigos preferem associá-la simplismente, a correntes negativas e/ou a seres trevosos, como infelizmente é enaltecidos por filmes de terror, exaustivamente reprisados neste período.

    Por aqui, nos dias que antecedem os festejos daremos sequência entre um post e outro, a 'receitinhas' temáticas: curta & #!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo