segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Hoje à noite: Chuva de Meteoros




    Na noite desta segunda-feira dia 20 e entrando pela madrugada de terça chega ao ponto máximo, as Orionídeas, fenômeno este causado pelo encontro da Terra com a órbita do cometa Halley, que teve sua última passagem em 1986. Seu nome peculiar se deve ao radiante - ponto de onde parecem partir os meteoros ao riscar o céu, e que fica na Constelação de Órion.

   As estrelas cadentes que vemos no céu hoje em dia, na verdade são pequenos pedaços do Halley que se desprenderam a décadas/séculos atrás, e ao entrarem na atmosfera em altíssima velocidade; queimam formando esse espetáculo luminoso no céu.

   Para observar não é preciso nenhum tipo de equipamento, apenas ficar em um lugar o mais longe possível, de luzes artificiais e com visão ampla do céu. Encontre as Três Marias - elas compõem o cinturão de Órion, além de fáceis de reconhecer, elas estarão nascendo no Leste + - 23h, horário de Brasília (regiões com horário de verão, acresça 1h). Porém, o melhor horário concentra-se após a 1h, quando Órion já subiu um pouco. Olhe para o céu escalando-o até sumir de vista, com o nascer do Sol. Para quem não tem vista previlegiada do Leste, graças a Estrela vermelha e segunda mais brilhante da Constelação, os meteoros podem aparecer em qualquer parte do céu..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo