sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
27 Top: 'Bê-a-bá' das Atitudes Sustentáveis
Em numerologia 2015 é um ano 8, de infinitas possibilidades... E com certeza, como em todo ínicio de ano, aquela famosa lista de coisas a serem feitas ou mudadas (tipo: vou emagrecer) entra em vigor a partir de hoje. Por que a partir do dia 2? Porque ontem você ainda tinha que dar cabo do resto do peru no almoço de ano novo e bebericar algumas taças de champagne, certo? E no lado verde? Quais atitudes a nível de Planeta você pode contribuir em 2015 e sempre? Lembrando que é do micro que atingimos o macro, portanto pense e repense, que ainda da tempo de fazer mudanças positivas e sustentáveis à partir do 'seu mundinho'... Precisando de inspiração? Veja algumas dicas que talvez, possam ser encaixadas na sua rotina do dia a dia:
1. Transporte - Deixe o carro mais tempo na garagem e procure usar meios de transporte alternativos ou de transporte coletivo. Nos destinos de curta distância: aproveite e faça uma caminhada ou vá de bike ou faça uso da carona solidária: pessoas que saem do mesmo bairro como por exemplo, colegas de trabalho/curso, se existe a possibilidade monte um grupo e combine um rodízio de veículos entre aqueles que fazem a mesma rota ou têm o mesmo destino.
2. Aparelhos eletrônicos - Evite usá-los de forma descartável, e substituí-los a cada novidade que surge no mercado, bem como de destino correto ao seu lixo eletrônico.
3. Uso de produtos duráveis - Busque consumir produtos menos descartáveis, como por exemplo habituar-se ao uso de uma charmosa caneca no trabalho, ao invés das centenas de copinhos de plástico... O do cafezinho, da água...
4. Água - Não é só porque atualmente em solo paulistano há uma crise generalizada de água. Mas a 'zilhões' de anos cientistas e ambientalistas veem anunciando ser este, um dos graves probelmas a serem enfrentados pelas populações. Portanto, procure mudar seus hábitos diários, tanto com relação ao desperdício e até o gasto excessivo do líquido precioso.
5. Consumo de produtos ecologicamente corretos - Aqui a uma gama de produtos que vão de alimentos a cosméticos. Prefira aqueles produzidos localmente (alimentos), que venham com pouca embalagem e que tragam menos risco à saúde.
6. Use de forma integral - Evite o desperdício seja do que for: alimentos, produtos e até serviços.
7. # - Procure compartilhar mais do que consumir individualmente.
8. Recicle - Tudo o que for possível e todos os dias.
9. Reuse - Seja criativo e reutilize embalagens (que permitam isso), roupas se gosta de frequentar brechós, etc...
10. Reduza - Sua produção de lixo e separe seu lixo sempre pensando na reciclagem bem, como certifique-se da coleta seletiva na sua rua, prédio. Se não busque postos de arrrecadação.
11. Compras - Planeje-as melhor, de preferência sem impulsividade ou seguindo modismos passageiros, e que não tem haver com o seu estilo.
12. Sustentabilidade em casa - Opte por lâmpadas fluorescentes, chuveiro e vaso sanitário com temporizador, aquecimento solar, etc.
13. Ar-condicionado - Opte pelas janelas abertas em ambientes que permitam isso.
14. Luz do dia - Aproveite o máximo da claridade e economize energia.
15. Pratique turismo sustentável, ecoturismo ou rural - Com isso, você colabora para manter a cultura e as tradições de várias regiões; adquirindo de seu artesanato e comidas típicas, além é claro de conhecer muitos lugares charmosos, às vezes até próximo de grandes capitais.
16. Passeios ao ar livre - Indo a parques, praias... Recolha sempre o seu lixo e respeite as placas de conservação do local.
19. Passeios com seu pet - Recolha as fezes do bicho!
20. Plante árvores - Mas procure a orientação de um profissional com relação à espécie ideal para o local onde pretende plantar.
21. Plantas em casa - Além de alegrar o visual, por isso é um coringa nas mão dos decoradores, elas purificam e algumas têm atributos bastante especiais como: o lírio da paz, que capta a energia negativa dos ambientes.
22. Mini-horta - Algumas podem ser feitas em mínimos espaços como um caxote de madeira. E você terá o prazer de colher temperos e até hortaliças frescas e sem agrotóxicos. Se tem criança em casa elas vão adorar, além de ser uma forma de aprendizado para elas.
23. Doe - Tudo que já foi útil para você um dia, e que esteja em condições de ser usado por outras pessoas... Lixo é no lixo! Pense também, em doar parte do seu tempo em ações positivas como, visitando um asilo, lendo para crianças em orfanato, hospitais, etc.
24. Livros, resvistas, etc. - Que você já leu, ao invés de acumular em um canto; estimule a troca entre amigos, pela internet, etc.
25. Papel - reduza o uso optando por boletos e faturas eletrônicas, pagando tudo online, por exemplo.
26. Carne - Sua produção emite quase 20% de todos os gases do Efeito Estufa. Inclua portanto, mais vegetais à sua dieta, só irá fazer o bem: para o seu organismo e ao meio ambiente.
27. Autoridades competentes - Cobre deles, as propostas e ações muitas vezes prometidas, e esquecidas nas gavetas, após as eleições.
27. Consumo consciente - Seja um multiplicador de tais ações e atitudes, tanto na prática quanto, ao disseminar informações para a sua família, grupos socias, em instituições, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário