quinta-feira, 8 de maio de 2014

Robin Hood




    Apesar do tradicional Festival de Robin HoodNaturalmente el “hombre verde” se relaciona con Robin Hood , un forajido heroico del folclore medieval inglés, bien conocido por “robar a los ricos para dárselo a los pobres”. acontecer apenas na primeira semana de agosto na Inglaterra, para alguns círculos esotéricos esse personagem é naturalmente, associado ao Green Man, enquanto Lady Marian, a personagem feminina, e sua consorte adequa-se às festividades do Dia da Rainha de Maio e Beltane. Portanto, cabe ser reverenciado no mês de Maio.En ese contexto Robin Hood , asociado con Maid Marian , devienen los personajes centrales del día de mayo y de todas las festividades de Beltane.
Las aventuras de Robin Hood han dado lugar a una vasta literatura.   Da história de Robin Hood, ela independe se mito ou realidade, certo é ser uma das mais famosas lendas do período medieval inglês; onde Robin é o ‘bandido bom’ - dono de grande coração que vive escondido na floresta de Sherwood e Barnsdale - sendo guardião e defensor dos pobres; lutando contra xerife de Nottingham e o príncipe John Lackland. Com isso, as aventuras de Robin Hood deram origem a uma vasta literatura. En los tiempos modernos, Robin Hood aparece con el nombre de Robin de Locksley en la novela histórica Ivanhoe del inglés Walter Scott en 1819. En la novela Maid Marian de Thomas Love Peacock de 1822, se relatan las peripecias de amor entre de Robin Hood y Maid Marian sobre la que se han basado numerosas versiones cinematog Em tempos modernos, Robin aparece com o nome de Robin de Locksley no romance histórico Ivanhoé de Walter Scott (1819). Já em 1822 temos a obra de Thomas Peacock, que relata as vicissitudes do amor entre Robin Hood e Lady Marian, e é de onde se baseiam muitas das versões cinematográficas. En la ilustración, Errol Flynn en el rol de Robin Hood , e
    Muitos procuraram preencher suas qualidades de caráter por personagens históricos, assim, a primeira referência a Robin Hood é encontrada em um poema Inglês do século XIV, chamado Piers Plowman. Este é um poema satírico que tentava denunciar a opressão sofrida pelos camponeses da epóca. No século XV, ele aparece em alguns contos como gentleman, um nome que foi dado aos agricultores independentes.  E no final do século XV,  ele aparece como Robin de Locksley e Conde de Huntington, um pouco diferente daquele localizado no final do século XII. No século XIX, a história contribui para Layd Marian tornando-a par de Robin Hood. Porém, se existe algo comum entre as diferentes adaptações ou referências é  a de que elas concordam com a história; sugerindo que Robin Hood atuou nas florestas de Sherwood e Barnsdale. Possivelmente isso ocorreu, graças ao limite entre as duas florestas e sua rota para o norte, onde os comerciantes dirigiam-se à Escócia. Portanto, não é de se admirar que muitos bandidos se escondessem por esse caminho a título de fazer pilhagens. Dessa observação, alguns historiadores concluíram que Robin Hood era mais um ‘apelido genérico’ para  todo e qualquer bandido. Bem como, as várias regiões da Inglaterra que foram tomando para si, os direitos de serem o berço de Robin; sendo  Notthingham, a mais conhecida. Tanto que em 2006, arqueólogos da Universidade de Sheffield  anunciaram ter encontrado as ruínas da casa de Robin Hood em South Yorkshire (Notthingham está localizado ao norte do mesmo município).  
   Quanto ao nome ‘Robin’, ele não era incomum na Inglaterra medieval e nem é um diminutivo de Robert, mas pelo fato de muitos nomes por lá; serem associados a seres da floresta, quis-se colocar Robin Hood  também nesse contexto, mas daí a acreditar que ele pode ter sido um deus celta, como dizem o mesmo do rei Arthur, parece ser um pouco demais...
   No manuscrito Sloane, exposto no Museu Britânico, aparece a descrição de um determinado Robin Lockesley, do condado de Yorkshire, que teria nascido em 1160. Lockesley não existe mais como uma cidade da Inglaterra, embora haja uma cidade chamada Loxley em Staffordshire (que não se limita a Yorkshire).  Porém, a possível história envolvendo o nome de Robin Hood é um documento que data de 1226, onde o qualificou como um fugitivo e talvez de onde a lenda tenha surgido é difícil, saber ao certo.

    Reza a lenda que este certo, Robin Hood foi perdoado pelo rei da Inglaterra Ricardo Coração de Leão; isso mesmo com um compromisso escrito de um tal rei medieval com o nome de Edward.  Mas Edward foi rei da Inglaterra (1272 – 1307) e este documento é datado, no momento em que Henrique III de Inglaterra (1216 - 1272) reinava.  Ou teria sido um erro de tradução: Henry por Edward,dos escritos medievais? Também, não há nenhuma narrativa de um suposto encontro entre Robin e Edward II. Outro ponto é que, se atermos as datas, Edward II é um rei do século XIV, por isso teria encontrado um Robin muito velho...  Se nascido em 1160, ele teria mais de 130 anos! E de repente surgem registros da casa de Edward II, onde está incluído o salário pago um Robin Hood do início de 1324 até o final de 1325 ...  Bem se vê que a história é complicada, mesmo uma vez que alguns consideram verdade, que Robin Hood trabalhou para o rei, mas sua primazia por independência; coloca-o em um posto de  não ser capaz de estar a serviço de ninguém, nem mesmo o seu rei! Além disso, os sobrenomes  Hood, Hod e Hoder eram bastante comuns na Inglaterra medieval, o que pode ser um indicativo de pessoas diferentes.
   Quanto aos laços amorosos entre Robin e Lady Marian, não há muitos detalhes em manuscritos medievais, mas há referências literárias do século XIX onde Lady Marian se junta ao bando de Robin após escapar do casamaneto com John Lackland. Algumas outras referências indicam que John Lackland se apaixonou por Marian e por isso além de tirar o tíulo e a fortuna, em muitos momentos tentou eliminar Robin Hood.  Mas do retorno do rei Ricardo das Cruzadas, Robin consegue reaver seu título e bens, e se casa com Marian.

   De novo o conflito de datas põe em xeque a história, que se passa no século XIII, onde viveu possivelmente o real Robin Hood, mas Marian só aparece séculos depois...  E ainda da lenda entorno de sua  morte - depois de deixar o serviço para o rei Eduardo II, Robin segue suas aventuras, até ser mortalmente ferido, quando refugia-se no convento de Kirklees (Yorkshire), e antes do último suspiro, atira uma flecha pela janela;  pedindo para ser enterrado onde a seta caísse. Existe uma lápide próximo ao convento, onde supostamente caiu a flecha, e Robin fora enterrado. Se fato, isso pouco importa já que Robin Hood é um herói consagrado e que permanece vivo, ao menos no imáginário de muitos!



  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo