segunda-feira, 12 de maio de 2014

Festival de Wesak




   Oriundo do sânscrito, Wesak significa Maio, e é o mês de celebração de um grande Festival que marca o nascimento, iluminação e morte de Gautama, o Buda. Também é o Festival de encontro espiritual unificando Oriente – Ocidente, a realizar-se a toda Lua Cheia de Touro, como expressividade máxima do Budismo por entre os vales do Himalaia, na Índia, e que a muito se estende como um festival mundial, onde pessoas de todas as partes do Planeta celebram a Unidade.
   Os Antigos Ensinamentos de Sabedoria consideram Wesak ou Vasaikha o momento mais significativo do ano, quando um real evento celestial ocorre e se manifesta sobre a Terra. Considera-se que o Festival de Wesak é um tempo em que o próprio Criador; transmitindo através de Buda  (intermediário espiritual entre o centro onde a vontade de Deus é conhecida e a hierarquia espiritual) e do Cristo, envia um benção para a Terra. Durante séculos tem sido celebrado na Índia, e sempre ocorre na Lua Cheia de Buda em Maio. Tempo este, em que a humanidade pode se alinhar completamente, com as forças espirituais, que não estão à disposição em outras ocasiões do ano. A força dessa Benção nos estimula espiritualmente, e nos deixa mais preparados para a vida.
    É próximo ao Nepal, em uma área de terra protegida e circundada pelas montanhas dos Himalaias, num caminho de passagens estreitas, que se abre para um vale coberto de grama, onde vários dias antes da Lua Cheia; buscadores espirituais montam suas tendas coloridas. E na parte norte deste vale situa-se uma grande rocha plana, onde é colocada uma grande vasilha de cristal cheia de água. Pouco antes da Lua Cheia: Cristo, os Senhores, os Mestres, os Arcanjos e os Iluminados que guiam o Planeta se reúnem ao redor dessa rocha para orar. Minutos antes do momento exato da Lua Cheia, se vê uma pequena luz no céu e à medida que ela se aproxima e cresce em claridade é avistada a forma do Buda no céu.  E, no apíce da Lua Cheia, Buda suspenso sobre a rocha, estende sua mão em uma benção em direção a Cristo, que, representando a Humanidade, a recebe e redestribui. Então é pronunciada a Grande Invocação (veja abaixo); enviando uma forte corrente de Gratidão, da Humanidade para o Próprio Deus. Enquanto Buda envia sua Benção de Iluminação e Cristo envia sua Benção de Amor, a estrutura atômica e molecular da água se altera; recebendo uma infusão de Sabedoria. Ela é então, distribuída em pequenas porções e levada ao mundo para ser compartilhada. Assim, o Festival de Wesak, um momento poderoso de intenso serviço espiritual, feito da Humanidade para Deus e de Deus para a Humanidade, através de Buda e de Cristo - durante os 8 minutos dessa celebração, o Universo inteiro se interliga - da humanidade com a Fonte de criação, a que a maioria chama de Deus. Os eflúvios espirituais emanados desse encontro permanecem até o próximo Festival de Wesak.

   O ápice do Wesak acontece na entrada da Lua Cheia em Escorpião, e o Sol em Touro, porém o Festival é celebrado dois ou três dias antes e dois ou três dias após o plenilúnio. Segundo o Mestre Ascensionado Djwhal Khul afirmou nos livros de Alice Bailey: “Wesak é o maior evento no nosso planeta e o que tem o maior efeito sobre a humanidade. Nenhum custo é tão alto para ser útil à Hierarquia Espiritual por ocasião da lua cheia do Wesak. Nenhum preço é tão caro para ganhar-se iluminação espiritual e que é possível particularmente nessa época”.
   Esta cerimônia marca um ponto elevado do ano espiritual e serve para vitalizar a aspiração de toda a humanidade, sua evolução e os caminhos como uma fonte de Luz e do Amor; inspirando e estimulando todos os esforços que promovem a Harmonia humana e planetária.
  Do esforço cooperativo da humanidade durante o Festival de Wesak ao invocar as energias da Luz e do Amor através de meditações, preces, da preservação de uma quietude interior e da atenção focalizada englobando os participantes nessa força espiritual, surge um momentum de expansão espiritual única. Portanto, durante todo esse período sagrado é favorecido o processo de reavaliação de das imperfeições, através de um mergulho nos registros do subconsciente para acessar e transmutar os padrões rígidos e limitantes que ainda sáo mantidos, em face à Liberdade, Felicidade e Iluminação. Para muitos grupos esotéricos no Wesak encontra-se a chave para abrir a porta entre Shambala e a Hierarquia - com energias para transformar escuridão em claridade, o irreal no real, a morte na imortalidade, o caos na beleza.  Pois, o Amor Divino e a Sabedoria, são as energias mais fortes para aqueles que estiverem abertos a receber; sendo transmitida através de Buda a Sabedoria , e do Cristo o Amor manifestado à humanidade.
   O Wesak, também é um tempo de alinhamento de nossos chacras e renovação celular, e os dias do festival podem ser usados para doação de Amor, Beleza e Compaixão para a nossa família, grupo e para o Mundo. No período entre 12 horas antes e 12 horas após a Lua Cheia de Maio, você pode se sintonizar com todas as energias dos seres espirituais ao redor do mundo que participam do Festival Wesak. Para facilitar a harmonização, siga por esses dias com meditações e orações sejam elas: individuais, grupal e/ou seguidas de ritos apropriados - procure dois dias antes e dois depois fazer uma alimentação mais natural, e no dia da Lua Cheia faça jejum ou somente, alimente-se de frutas (para quem está acostumado). No lar ou no local onde irá se dedicar às preces/meditações coloque flores, incensos, velas, cristais e músicas com sons da natureza /mantras.

Sugestão de Ritual

ü  Purifique-se com um banho de ervas... , meditação ou um passeio na natureza.

ü  Ouça músicas que elevem o espírito.
  
ü  Use roupas de tonalidade clara, amarela ou laranja.
 
ü  Faça um altar com representações dos 4 elementos (Fogo, Terra , Ar e Água) bem como, figuras ou imagens dos Mestres Ascensos (Buda, Cristo, Yogues ou Anjos).

ü  Coloque flores e um quartzo rosa (ele amplifica Amor e Sabedoria e expande Amor e Beleza).

ü  Coloque também, uma tigela de água em seu altar para que ela seja carregada com as vibrações de sua meditação - esta água servirá para usos futuros ( na purificação de pessoas, animais e ambientes).

ü  Faça orações, invocações de Luz , entoe mantras.

ü  Faça a seguinte visualização estando sozinho ou em grupo: visualize-se em um lindo vale , sinta o ar fresco da montanha e seus pés pisando uma grama macia... Inspire profundamente. Fique relaxado, acalme suas emoções e mente. Sinta a Paz neste ambiente e dentro de você. Com os olhos fechados, se interligue com todos os Trabalhadores da Luz e sinta a presença desses seres; participando  do chamado magnético da Luz e Amor que chega a todos; criando então uma energia de Paz que envolve o Planeta Terra como uma rede de Luz cristalina. Visualize de acordo com suas crenças: a presença de seu Mestre, dos Arcanjos... Receba e transmita as poderosas energias espirituais que Eles enviam  em benefício de toda a Humanidade . Sinta essa energia no chacra da coroa (centro de sua cabeça) e no chacra do coração.  Sinta-se banhado de Luz... Luz que atravessa todos os níveis do seu Ser.Fique por alguns instantes receptivo e conclua a visualização com ‘Assim Seja e É! (repita 3 vezes).

 Sugestão de Mantras
   O Mantra da Alma foi transmitido pelo Mestre Ascensionado Djwhal Khul para a Terra, através de Alice Bailey. É um dos mantras mais poderosos do planeta e deveria ser recitado todas as vezes em que se inicia algum trabalho espiritual, pois ao entoá-los  ativa-se o nosso  Eu  Superior e a poderosa Presença  do Eu Sou (a Mônada).

MANTRA DA ALMA                                                              
Eu sou a Alma,                                                                   
   Eu sou a Luz Divina,                                                               
   Eu sou Amor,                                                                          
  Eu sou Vontade,                                                                     
Eu sou o Desígnio Imutável.                                                 

   A Grande Invocação é uma das orações mais poderosas entregue aos Trabalhadores da Luz e ao novo grupo dos Servidores do Mundo, ela foi ofertada entre os anos de 1945 e 50 pelo Senhor Maitreya, o Cristo Planetário. Aqui apresentamos a versão simplificada e, popularmente conhecida (do livro The Externalization of the Hierarchy de Alice Bailey).
 
A Grande Invocação
 
Do ponto de Luz na Mente de Deus
Que a Luz se irradie para a mente dos homens.
Que a Luz desça sobre a Terra.
Do ponto de Amor no Coração de Deus
Que o Amor se irradie para o coração dos homens.
Que o Cristo retorne à Terra
Do centro em que a Vontade de Deus é conhecida
Que o propósito oriente as pequenas vontades dos homens
O propósito que os Mestres conhecem e a que servem.
Do centro do que chamamos de raça dos homens
Que o Plano do Amor e da Luz se realize
E possa ele selar a porta onde habita o mal.
Que a Luz, o Amor e o Poder restabeleçam o Plano na Terra.
 
   A entrada da Lua Cheia em Touro para o Festival de Wesak 2014 é na Quarta-feira, dia 14 de maio ás 16h18 (GMT).
 
    Caso não possa estar recolhido em meditação, da mesma forma parmaneça receptivo às Bençãos oriundas desse momentum único, e redistribua as pessoas do seu meio, para que juntos sejamos um elo de Luz, Paz e Amor. O Planeta e tudo o que está dentro dele Agradecem.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo