sexta-feira, 23 de maio de 2014

Velas: Chamas Sagradas



 
    As velas acompanham o crescimento material e espiritual da humanidade, desde o perder dos tempos e, se rendendo a vários tipos de rituais: das festas de aniversários, jantares românticos, aos ritos fúnebres.
  
   Para falarmos sobre sua utilização dentro do contexto ritualístico; seria necessário um curso com vasta carga horária, porém não é esta a proposta. Mas é essencial a transmissão de noções básicas para assim, quem gosta de seguir e/ou fazer os rituais magicos indicados aqui no blog, não ficar perdido na hora H.

   Qualquer ritual, magia (ou outro nome, isso vai depender da religião ou crença que a pessoa segue...) e envolva o acender de velas significa uma concentração de energia com a consciência do emissor em um único ponto de aplicação ou seja, a vela funciona como uma emissora, transmissora das vibrações mentais, nela concentradas ao ser acesa. ou ao se acender. E enquanto estiver queimando, ela repetirá e amplificará as intenções pelas quais foi acesa. Assim, concentra-se a sua magia - entre várias interpretações podemos definí-la como uma disciplina da vontade, e da libertação do espírito através dessa mesma vontade.
 
   Por isso, o próprio ato de acender uma vela já é um ritual! É preciso a preparação da vela, concentração e a mentalização do pedido/desejo, porque pensamento é forma! E as velas tem por si; abrirem os caminhos, o desenvolvimento das percepções extra-sensoriais, exorcizar doenças, encaminhar uma alma, ajudar a conquistar ou a reconquistar um amor, trazer a paz e a felicidade... Assim, sua utilização é bem ampla: encontrada nas novenas místicas da igreja católica, em funerais e numa enorme gama de grupos místicos.
 
   Baseado no livro de Gerina Duwich - Magia das Velas, dentre outros conhecimentos vamos decifrar um pouco mais sobre a 'mundo das velas'. Porém, se encontrar em outro local explicações diferentes, não significa que esta ou aquela estejam erradas, como citado a cima - tudo vai depender do grupo/religião do qual se tem como referência, mas claro atente a certos absurdos, também!
 
Regras básicas para obter sucesso no uso de velas
 
  • Procure saber a cor, formato ou o aroma - de acordo a que se destina
  • O mau uso da vela pode prejudicar você
  • Acender - Use fósforo (= fogo e madeira) para ações terrenas e para as espirituais pode usar isqueiro
  • De alturas diferentes - Acenda a mais alta primeiro
  • De cores diferentes - Acenda sempre a branca primeiro, na ausência desta, então acenda a de cor rosa primeiro
  • Representar outra pessoa - se a vela tiver a cor zodiacal dela 
  • O movimento das velas - simboliza a evolução do desejo ou influência. Bem disse Shakespeare: "O Mundo todo é um palco e todos os homens e mulheres meros atores". Assim, o Altar ou a mesa, sobre os quais colocamos as velas se torna uma espécie de tabuleiro de xadrez que representa as condições de nossas vidas.
  • Sem reutilização - velas usadas para um determinado ritual ou trabalho mágico, não podem ser usadas de novo. Quando der por terminado um ritual, deixe as velas queimarem até o fim
  • Sem reciclagem de sobras - Este é um ponto controverso, pois há grupos que guardam sobras de velas de rituais diversos e depois fabricam velas...
  • Sobras - descarte em área verde (jardim, praça, etc); em último caso jogue no lixo ou em casos específicos, este será indicado.
  • Procure fornecedores idôneos - como em tudo hoje em dia, também temos velas fakes! Por isso procure pagar o preço exato pelo produto que está adquirindo, e desconfie de valores muito baixos ou promocionais em excesso
  • Ungir a vela sempre, momentos antes de acendê-la - é quando Você e a vela se tornam 'um'
  • Usar a 'magia das velas' para prejudicar - a Lei do Retorno literalmente, tarda mas não falha!
  • Ter conhecimento das 'marés cósmicas' - como são regidas pelo Sol/Lua espere o vento a favor... Lua Cheia é a Senhora de todas as Magias, Alquimias, bruxarias... A Crescente é aquela que tudo atrai e aumenta e, a Minguante expulsa, elimina  mingua. portanto você jamais deve efetuar um ritual de união amorosa por exemplo, no período da Minguante!
 
 
Unção de velas
 
   Ela é feita com dois objetivos o primeiro é 'higienizar' a vela de toda energia alheia à sua, (seja de outras pessoas que a manipularam ou do próprio ambiente) e em segundo imantá-la com a sua própria energia, através das suas mãos ela se tornará 'una com você'. Para isso há uma infinidade de óleos aromáticos, que podem ser usados de acordo com a finalidade desejada e, na ausência destes use azeite de oliva. 

    Para ungir uma vela molhe a ponta dos dedos com o óleo escolhido e passe levemente na vela (não encharque) e sem molhar o pavio.
  • Atrair - do pavio para a base
  • Expulsar - da base para o pavio 
  • Primeiro de cima para baixo e, depois, procede-se inversamente (também usual)
 Horário

   Tudo vai depender do tipo de ritual, mas em caso de novenas e outros que utilizam mais de um dia para acender velas procure fazê-lo no mesmo horário.


Fins específicos

    Ao acender velas para Anjos, Santos, Orixás em casa, sempre coloque ao lado esquerdo um copo com água limpa para levar a s energias negativas. Quando acabar de queimar a vela jogue essa água no tanque, vaso sanit´rio e de descarga. Nunca descarte essa água na pia da cozinha!
    
     Jamais acenda velas para pessoas que já morreram em sua casa! Faça isso em uma igreja ou no próprio cemitério.

Apagar a vela

   Única vela que pode ser apagada com o sopro é a de aniversário, as demais apague com um abafador ou os dedos.

Vela de Aniversário

  No dia do nosso aniversário, ficamos sempre mais fortes, mais iluminados, mais brilhantes; o que faz  com que ao acender/apagar a 'vela de aniversário', os pedidos feitos sobem ao cósmico pelos desejos de todos que estão reunidos comemorando, especialmente, do próprio aniversariante. Assim, a luz da vela torna-se uma chama sagrada, o fogo do amor; e voltam à terra pelo sopro purificador do Plano Mais alto. Significando que tudo será feito conforme a Vontade Suprema, tanto assim, que todos se sentem alegres e cantam; isto é a força do Sopro que sai do Espírito do aniversariante - força que em seu dia lhe é acrescida. Se bem entendermos estes Dons; basta conservá-los, multiplicá-los, repartí-los.
 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo