segunda-feira, 5 de maio de 2014

Festa do Barco Dragão



O poeta Qu Yan
  
   Dentre as festividades oficiais na China está Duan Wu que ocorre no quinto dia da quinta Lua é também chamado do Duplo Cinco, além disso marca os primeiros dias de Verão e, tornou-se um momento importante para o turismo devido às tradicionais corridas de barcos-dragão, que também se realizam em Hong Kong e Singapura.

   A Festa Duan Wu tem origem numa antiga festa do Dragão - totem de várias etnias chinesas. E as bolos ou pamonhas de arroz, os zongi que são uma comida tradicional nesta data. Como variam os costumes, conforme o lugar, o recheio, a forma e o sabor são diferentes inculindo-se aí as doce com arroz caramelizado ou de carne.
 
   Este Festival baseia-se numa lenda poética, onde o poeta Qu Yan, ou Wat Yun, fiel servidor do Imperador Chi, caiu em desgraça no ano 277 a.C., ao informar-se de que a capital de seu país – o Reino Chu — fora ocupada pelas tropas do Reino Qin. O poeta Qu Yan, não suportando a tristeza de ver sua nação ocupada, atirou-se no rio Mi Luo. Os aldeões movidos pela consideração que tinham por ele, munidos de suas canoas tentaram recuperar o corpo antes que os monstros marinhos o apanhassem e, ao mesmo tempo lançavam zongi (bolos/pamonhas de arroz embrulhados em folhas de bambu) ou de bananeira. De acordo com uma das versões da lenda, isso foi feito para distrair os tais monstros marinhos. Já em outra versão, a idéia era de alimentar, o próprio poeta.
 
   As folhas, colocadas em forma de seta, teriam esta configuração para evitar serem comidas pelos monstros.(na forma triangular da pamonha brasileira, que é à base de milho). Mas independente de qual versão adotada; desde então a data converteu-se numa festa em memória do grande poeta-patriota, e é certo o alto consumo destes bolos que recebem o nome de tchong ou lapas em dialeto macaense em companhia da bebida xióng huáng.
 
   Quanto à sua obra, Qu Yan inovou na criação literária com o estilo “Sao Ti” que é a principal expressão do período “Chu Ci” na história da literatura chinesa. Seus poemas são impregnados de nobres ideais e de profundo significado artístico. O patriotismo e a poesia de Qu Yan têm influído nos escritores e poetas chineses por gerações e gerações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo